sexta-feira, 18 de maio de 2012

Síntese de notícias

A utilização das redes sociais para realização de atividades relacionadas ao marketing, à publicidade e à oferta de produtos ou serviços online vem crescendo a cada dia no Brasil e no mundo.

A Campalyst, empresa de monitoramento de marketing em mídias sociais, fez uma pesquisa para saber o comportamento das 250 maiores varejistas online (como a Amazon.com, por exemplo) nas principais redes e constatou que 97% (242) dessas empresas estão Facebook, 96% (239) estão no Twitter, 90% (224) estão no YouTube, 67% (167) estão no Google+ e 61% (152) estão no Pinterest. Esses dados expressivos indicam a importância da divulgação das marcas nas redes sociais.

No Brasil, o crescimento da penetração do Facebook, que apresentou um aumento de 16,5 milhões de usuários nos últimos 6 meses, já ultrapassando a marca dos 47 milhões de usuários no país, é um dos responsáveis pelo sucesso dos perfis das marcas Halls, Trident, L'Oréal e Chiclets. Essas fan pages foram as que cresceram mais rápido no Facebook, de acordo com um estudo do Socialbakers, que abrange marcas do mundo inteiro. Outra estratégia de marketing importante dessas empresas que garantiu o êxito das propagandas foi focar no público jovem (idade entre 18 e 24 anos), que representa uma parcela significativa dos usuários da rede social, compreendendo cerca de 32% dos usuários.

Outro exemplo de empreendimento de sucesso que utiliza as mídias sociais é a imobiliária Lopes, que criou um aplicativo denominado “Espaço do Corretor” no Facebook com o objetivo de facilitar o acesso dos clientes às informações sobre imóveis e permitindo que cada corretor da empresa possa divulgar o seu portifólio de empreendimentos em uma página individualizada. Dessa forma, a empresa pretende estreitar o relacionamento dos clientes com os colaboradores e atingir o número significativo de 12 mil lojas online.

Seguindo a mesma tendência, a Domino’s Pizza agora aposta na plataforma online para conquistar mais público, visando ganhar em interatividade de marca através de sorteios, promoções, concursos, curiosidades e outros conteúdos com frequência semanal.

A eMarketer fez uma estimativa de que a receita das redes sociais provenientes  de publicidade deve crescer cerca de 50% em 2012, atingindo a marca de US$ 7,72 bilhões  em investimentos das empresas na divulgação de suas marcas. O crescimento deste ano, entretanto, será menor do que o de 2011 e a tendência é que diminua nos anos de 2013 e 2014.

Apesar das redes sociais serem apontadas como grande alternativa de propaganda online, essa redução de arrecadação já pode ser notada, tendo em vista os cortes anunciados por grandes empresas, como a General Motors que irá “realocar” toda a verba aplicada em espaços publicitários do Facebook - cerca de US$ 10 milhões. Entretanto, a GM continuará apostando “agressivamente” no conteúdo e em sua fanpage, mostrando que se manterá “comprometida” com o Facebook ao manter o site como fundamental para sua estratégia de divulgação.

Esse novo posicionamento da GM causou um baque além do financeiro no empreendimento de Mark Zuckerberg. A montadora foi pioneira entre os anunciantes de grande porte a retirar seu investimento em mídia da rede social, o que começa a levantar suspeitas sobre a efetividade dos links patrocinados do Facebook.

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