A Campalyst, empresa de
monitoramento de marketing em mídias sociais, fez uma pesquisa para saber o comportamento
das 250 maiores varejistas online (como a Amazon.com, por exemplo) nas
principais redes e constatou que 97% (242) dessas empresas estão Facebook, 96%
(239) estão no Twitter, 90% (224) estão no YouTube, 67% (167) estão no Google+
e 61% (152) estão no Pinterest. Esses dados expressivos indicam a importância
da divulgação das marcas nas redes sociais.
No Brasil, o
crescimento da penetração do Facebook, que apresentou um aumento de 16,5
milhões de usuários nos últimos 6 meses, já ultrapassando a marca dos 47
milhões de usuários no país, é um dos responsáveis pelo sucesso dos perfis das
marcas Halls, Trident, L'Oréal e Chiclets. Essas fan pages foram as que cresceram mais rápido no Facebook, de acordo
com um estudo do Socialbakers, que abrange marcas do mundo inteiro. Outra
estratégia de marketing importante dessas empresas que garantiu o êxito das
propagandas foi focar no público jovem (idade entre 18 e 24 anos), que
representa uma parcela significativa dos usuários da rede social, compreendendo
cerca de 32% dos usuários.
Outro exemplo de
empreendimento de sucesso que utiliza as mídias sociais é a imobiliária Lopes,
que criou um aplicativo denominado “Espaço do Corretor” no Facebook com o
objetivo de facilitar o acesso dos clientes às informações sobre imóveis e
permitindo que cada corretor da empresa possa divulgar o seu portifólio de
empreendimentos em uma página individualizada. Dessa forma, a empresa pretende
estreitar o relacionamento dos clientes com os colaboradores e atingir o número
significativo de 12 mil lojas online.
Seguindo a mesma
tendência, a Domino’s Pizza agora aposta na plataforma online para conquistar
mais público, visando ganhar em interatividade de marca através de sorteios,
promoções, concursos, curiosidades e outros conteúdos com frequência semanal.
A eMarketer fez uma
estimativa de que a receita das redes sociais provenientes de publicidade deve crescer cerca de 50% em
2012, atingindo a marca de US$ 7,72 bilhões em investimentos das empresas na divulgação de
suas marcas. O crescimento deste ano, entretanto, será menor do que o de 2011 e
a tendência é que diminua nos anos de 2013 e 2014.
Apesar das redes
sociais serem apontadas como grande alternativa de propaganda online, essa redução de arrecadação já
pode ser notada, tendo em vista os cortes anunciados por grandes empresas, como
a General Motors que irá “realocar” toda a verba aplicada em espaços
publicitários do Facebook - cerca de US$ 10 milhões. Entretanto, a GM
continuará apostando “agressivamente” no conteúdo e em sua fanpage, mostrando
que se manterá “comprometida” com o Facebook ao manter o site como fundamental
para sua estratégia de divulgação.
Esse novo posicionamento
da GM causou um baque além do financeiro no empreendimento de Mark Zuckerberg.
A montadora foi pioneira entre os anunciantes de grande porte a retirar seu
investimento em mídia da rede social, o que começa a levantar suspeitas sobre a
efetividade dos links patrocinados do Facebook.
Fontes
descritas em: http://aplicacaoverde.blogspot.com.br/2012/05/captura-e-descricao_18.html
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